Cartilha Digital: O Direito e o Mercado da Moda

O Fashion Law - Direito da Moda - propõe fazer um link entre a Moda e o Direito - ofertando aos Advogados mais uma opção de área de Atuação - e aos Profissionais da Moda, o suporte jurídico necessário, para proteção das suas criações, bem como propor uma Advocacia 4.0 - enfatizando a Tecnologia como uma importante aliada, expandindo as fronteiras de atuação profissional e apresentando novos conceitos aos advogados - para que possam exercer adequadamente suas atividades profissionais em conformidade com o Código de Ética, atendendo aos anseios de uma Sociedade cada vez mais Digital.

O termo Fashion Law - surgiu em 2006 na Universidade Fordham de Nova York, através da Advogada Susan Scafidi.

No Brasil já somamos diversos Profissionais comprometidos na condução do estudo e apresentação do tema com seriedade.

O Direito da Moda atende aos interesses não só da Indústria Têxtil, mas também da Indústria de Calçados, Joias e afins, além do que, diz respeito a Advogados e Profissionais da Moda, tratando de temas emblemáticos, especialmente Propriedade Intelectual, e ainda Compliance, Sustentabilidade, Direito do Trabalho, Contratos relativos à Moda, Tributário, Penal , CDC e outros.

O grupo de estudo do FASHION LAW nascido em Niterói é formado por profissionais com expertise em Cursos, Palestras e Workshops. Focados no EMPREENDEDORISMO JURÍDICO, visa disseminar conhecimento e especialização em temas jurídicos que são conectados ao Direito da Moda – o FASHION LAW.

Tendo feito tais considerações, convido você a degustar este material que foi desenvolvido com muito carinho.

Cartilha do Direito e o Mercado da Moda

1. Introdução

2. Fashion Law e os ramos do Direito Correlatos

3. Propriedade Intelectual – Marcas

4. Co-branding _Conceito_Aspectos e uma Tática de Triunfo

5. Trade Dress

6. Contratos de Shopping Center

7. Direito do Consumidor na Moda

8. E-commerce

9. Concorrência Desleal

10. Os desafios da Advocacia Tributária na Moda

11. Compliance na Moda

12. Direito do Trabalho aplicado ao Assédio Moral na Indústria da Moda

13. Os Influenciadores Digitais e a Responsabilidade Civil diante das Relações de Consumo

14. Moda Inclusiva

15. Produção de Moda

16. Moda e LifeStyle

17. O Time

18. Referências

Dilma Resende

- Assessora Jurídica na GlobalEAD Tecnologia Educacional

- Consultora Jurídica do Blog Colher de Chá Noivas

- Presidente da Comissão Fashion Law OAB Niteró

- Professora de Extensão em Fashion Law na UnilaSalle

- Gestora da Plataforma Digital Virtual MultiCursos

- Sócia da InovLAW Assessoria Jurídica

- Consultora em Registro de Marcas e Gerenciamento de Projetos E-Learning

- Consultoria Juridica para Mercado de Eventos e Influencer

FORMAÇÃO:

Especialista em Direito Eletrônico, Compliance e Propriedade Intelectual pela FGV e Unigran MS, Coud Computing University of Illinois Ti e Governança Executiva na Intel

- Agraciada com as Outorgas: Embaixadora da Paz - OMDDH em 2018 Medalha Honrosa Direitos da Mulher - FEBACLA em 2016 Personalidade do ano 2015 Niterói - Casa Real Godos do Oriente em 2015

 

Disciplina Carga Horária
Cartilha Digital: O Direito e o Mercado da Moda 10 horas
R$ 0,00 / mês